falafel sem gluten

No momento estamos sobrevivendo sem glúten e lactose, e tentando fazer uma refeição um pouco diferente preparei um falafel assado, pois aqui em casa apenas o alho para o tempero é frito!

Receita rápida(tirando a hidratação do grão de bico 🙂 )

Ingredientes:

2 Xícaras de grão de bico.
3 Dentes grandes de alho.
1 Cebola pequena.
Pimenta calabresa.
Sal.
Orégano.
5 Colheres de azeite.
Noz Moscada.
2 Colheres de flocos de quinua (opcional).
2 Colheres de flocos de amaranto (opcional).
3 Colheres de farinha de arroz.
1 Colher de chá de fermento químico.

Preparo:
Hidrate o grão de bico por no mínimo 8 horas. Coloque o grão de bico hidratado na panela de pressão e cozinhe por 2 minutos após a pressão começar, ele vai ficar levemente cozido.

Leve o grão de bico cozido para o processador e bata até que ele esteja bem uniforme, se necessário use duas ou três colheres de água para ajudar a processar.

Junte a cebola, o alho, a pimenta, o sal, o orégano e a noz moscada e processe por mais uns 5 minutinhos até formar uma pastinha uniforme.

Retire do processador, coloque em uma tigela e junte os flocos de quinua e amaranto misturando bem. Coloque a farinha devagar até a massa ficar firme, após, junte o fermento.

Com ajuda de duas colheres monte bolinhos colocando em uma forma untada, e asse em fogo médio-alto por aproximadamente 15 minutos, vire os bolinhos e asse por mais 5 minutos.

Sirva-se!

Gostou da receita? Comente abaixo!