cARNE DE SOJA

Carne de Soja com seleta de legumes

Carne de soja

Sabe aquela preguicinha que bate toda vez que resolvemos cozinhar a carne de soja?

Toda vez é a mesma coisa… Coloca a PVT( carne de soja ) de molho em aguá fervendo, espera 10, 15,  20min… Existem até receitas que dizem que o correto é que você repita o processo para que o sabor fique mas suave depois espreme para sair toda a água. Ou seja, se você estiver com pressa, ou simplesmente não quiser gastar muito tempo na cozinha este não é um bom prato pra se fazer.

Maaaassssss, ai eu te conto uma novidade.

Fazer ‘carne’ de soja não tem segredo, pode ser fácil, super rápido e fica mais saborosa do que quando você perde 40 min da sua vida hidratando a bendita da PVT.

Mas como???? Te conto abaixo

Você vai precisar de:

2 ou 3 dentes de alho grandes
1 Cebola Média
1 Tomate grande picado em pequeno cubos
½ Pimentao picado em cubos pequenos
½ sachê de molho de tomate
¾ de xícara de água (aproximadamente)
1 xícara de carne de soja (sem hidratar)
óleo para refogar
sal, oregano, manjericão e pimenta calabresa a gosto

Em uma panela, coloque o óleo, doure o alho e a cebola, acrescente o tomate e o pimentão e deixe refogar até o tomate começar a amolecer. (eu gosto dos pedacinhos de tomate então não deixo eles desmancharem). Quando começar a amolecer (1 ou 2 min) coloque o molho de tomate, a água, o sal, orégano, manjericão e pimenta, mexa e deixe ferver.
Assim que levantar fervura acrescente a carne de soja (sem hidratar) e mexa. Deixe cozinhar por mais dois ou três minutos, sempre mexendo para não grudar.

Em 5~10 minutos estará pronto para servir. Esse é um prato daqueles bem rapidinho que sempre faço quando estou com pressa ou sem vontade de cozinhar

4 Dicas extras:

1- Se você quiser a carne de soja bem sequinha ou mais molhadinha ajuste a quantidade de água e PVT que você vai colocar. Se você preferir um molho a uma carne de soja refogada, acrescente mais água e diminua a quantidade de carne de soja, já se você quiser o contrario, coloque um pouco menos de água ou aumente a quantidade.

2- O molho deve ser bem líquido para que a soja possa hidratar. Quando você jogar a soja no molho ela vai “puxar” a água do molho, deixando ele seco. Por isso não espere o molho engrossar para acrescentar a carne de soja.

3- O ideal é que a carne de soja seja colocada aos poucos para que você possa fazer esse ajuste. Não coloque tudo de uma vez na panela.

4- Você também pode acrescentar outros ingredientes, como milho, batatas, cenouras, vagens… Porém certifique-se de que os legumes já estejam cozidos pois o processo para fazer essa carne de soja é muito rápido.

O sabor fica bem mais suave do que quando hidratamos a carne de soja em água fervente. Mesmo depois de testar várias receitas de hidratação (colocando vinagre, limão na água pra hidratar) Essa foi a melhor maneira de fazer a carne de soja que encontramos. Ela hidrata já com todos os temperos, é bem rápido e fica muito saboroso!

Espero que vocês gostem!!!!